Veritas odium porit...

.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Amizades...

Eu sempre me questionei, o pq de não ter galeras de amigos e ser como tantos conhecidos meus que tem legiões de amigos que estão sempre presentes nos momento mais legais.

Certas vezes eu acreditava que isso se devia ao fato de eu ser uma pessoa meio "seletiva" para a escolha de "amigos do peito", outras vezes acredito que não sei ser uma boa amiga, mas há momentos em que acho que não sou carismática o suficiente para cativar amigos de longa data.

Para responder a este auto-questionamento, eu resolvi seguir a seguinte linha de raciocínio:

1º) Bom amigo
Acredito (hoje) de verdade, que um bom amigo não é aquele que vive grudado em você, um bom amigo é aquele que você pode contar a qualquer momento da sua vida, mesmo que você passe anos sem ver seu amigo, você seja capaz de dar apoio ou ajudá-lo no momento em que ele necessitar. Eu aprendi isso com uma amiga minha de 2º Grau (antigo Ensino Médio), eu passei quase meia década sem vê-la, mas quando a minha mãe morreu, ela simplesmente largou tudo o que estava fazendo e veio ao meu encontro junto com sua família para me amparar no momento mais doloroso da minha vida (o nome desse anjo é Priscila). Então foi nesta situação que percebi que amigos que eu mantinha pouco contato e não vi há muito tempo foram mais maravilhosos do que "amigos" que eu via diariamente...

2º) Galera x Amizade
Muitas vezes eu vejo gente cercada de amigos em baladas, em fotos de férias, em viagens, mas não demora muito vejo essas mesmas pessoas procurando psicólogos e psiquiátras para tratar-se de depressão. Deste forma, vejo que estar cercada de gente não é garantia de estar cercada de amigos, e que muitas vezes a melhor companhia se resume em uma ou duas pessoas apenas, mas são pessoas que você pode confiar seus sentimentos e seus pensamentos. Vale lembrar tambem que muita gente que se diz sua amiga não passa de uma colega e dependendo da ocasião é um mero conhecido.

3º) Amigos tem que ser iguais?
Não! Na verdade ter gostos parecidos é legal, mas iguais acho difícil... Nem gêmeos são iguais! rs! As poucas pessoas que considero como amigas e eu temos muita afinidade, mas pouca coisa em comum.

4º) Amigo Urso (hehehe)
Quem me conhece vai achar parcial demais este post aqui! hehehehe!! Eu amo animais e acredito que tê-los como nossos amiguinhos é importante, mas não devemos abrir mão da companhia humana também. Nossos amigos peludos (os bichinhos) são extremamente fiéis e muitas vezes podem ser a nossa única companhia, e devemos ser recíproco a isso. Digo isto, pq em determinados momentos da minha vida, quando eu quis chorar e desejei até mesmo morrer, procurei desesperadamente por alguem, meus filhinhos peludos foram os meus maiores amigos, e confesso que já deixei de faser uma grande bobagem contra a minha própria vida, pq instantes antes eu me perguntei "quem cuidaria deles?" e "eles não merecem o abandono", daí a vida deles se tornou algo tão importante que acabei salvando a minha vida por eles, isso tudo graças ao grande amor, carinho e amizade que temos entre nós.

5º) Confiando seus segredos, desejos e pensamentos.
 Acho que o "macete" para uma amizade durar, é não confiar seus segredos mais intimos, mas saber compartilhar aquilo que não lhe for causar algum problema ou super exposição.

6º) Brigando...
Como em toda relação humana, os conflitos não deixam de existir. Considero ate bom ter uma "briguinha" às vezes, justamente para rever valores, conceitos e posições, reciclar opniões e colocar em "pratos limpos" aquelas "coisitas" que ficaram pendentes. O importante mesmo é saber pedir desculpas depois e saber perdoar também, além de não guardar mágoas e medir o que for falar (certas coisas nunca devem ser ditas a ninguem).

Bom, isso é tudo, é assim que vejo a amizade e procuro mantê-las, espero que isto sirva de ajuda para alguém...

Ah! rs! Antes de finalizar vou postar aqui a foto de 4 grandes "amigos" meus! Da esquerda para a direita: Tina, Bono e Alexandre com o Floyd bebê no colo.

A melhor amiga que eu já tive:
Minha mãe... Saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário