Veritas odium porit...

.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Trial Rio 2011/ Abu Dhabi - eu fui!

Ontem, estive no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande (Rio-RJ), para assistir a Trial do Rio - seletiva do Rio de Janeiro - para compor a equipe de atletas que irão participar do mundial de Jiu-Jitsu em Abu Dhabi.
Inicialmente eu fui com o intuito de torcer para um colega de equipe que iria brigar por uma vaga na faixa azul masculina, mas infelizmente ele perdeu na primeira luta e ficou de fora.
Para não perder a viagem (e que viagem - lugarzinho looonge), eu, o Alexandre e o pessoal da equipe que tb estava por lá, resolvemos assistir as outras lutas.
Teria sido mto legal se não fossem os seguintes motivos:
1 - O Lugar: nada contra Campo Grande, mas fazer um evento de lutas como este num lugar tão longe e contra-mão é um erro. Além de ser ruim o acesso até o local do evento, o mesmo era longe de tudo! Não haviam restaurantes por perto e nada parecido, onde tanto os atletas, quanto os espectadores pudessesm se alimentar.
2 - A desorganização: o negócio funcionou mto a "Deus dará", a começar pela falta de segurança (qualquer um entrava e saia sem controle algum), faltou luz (não havia gerador de energia)...
3 - O Calor: Campo Grande é famoso no Rio, não só por ficar a 2h de qualquer lugar, mas tb por seu "refrescante" ambiente. Estava um calor de 40°C (e não é força de expressão - estava mesmo), e como o ginásio não tinha ar condicionado, a sensação térmica dentro do ginásio era de pelo menos 50ºC (imagine a sensação térmica dos atletas no meio da lua, usando um kimono que ao suar chega pesar 4kg?).Estava tão quente, que alguns atletas simplesmente passaram mal e não conseguiram terminar suas lutas.

Tirando esses "probleminhas" - que foram o suficiente para que eu nunca mais queira voltar lá de novo - o evento foi legal.
Primeiro eu pude ver de perto uma competição de grande porte do mundo do Jiu-Jitsu, além de ter visto de perto pessoas conhecidas do meio como o Paquetá e a Gabrielle Garcia.
Outra coisa interessante que pude observar em meio a tantos lutadores de Jiu-Jitsu, é que a cada 3 pessoas, 2 eram tatuadas e, dessas 2, 1 tinha mais de 3 tatuagens - rsrsrs! Além disso, o que me impressionou bastante foi o tamanho dos atletas (tanto os homens quanto as mulheres), todos bastante musculosos e muuuito maiores do que eu! rsrsrs! O Alexandre até pegou no meu pé, dizendo que eu parecia um "potinho de sorvete" perto das outras lutadoras - hahahahahahaha!!!
Definitivamente, se algum dia eu quiser participar dessa grandes competições eu terei que peder muito peso, ganhar muitos músculos e aprimorar em 300% a minha técnica, do contrário, literalmente, pagarei para apanhar! hehe!
Sinceramente, acho melhor não pensar em competir! rs!
Ah, mais uma coisa que me desapontou com o evento: até agora em site algum saiu o resultado oficial das lutas de ontem. Lamentável!
Agora uma crítica que faço e deixo registrada aqui: a imprensa sempre é muito carrasca ao criticar o Jiu-Jitsu, pois sempre mostra a Arte Suave como um esporte que só propaga a violência, ao associar sempre eventos violentos a praticantes de Jiu-Jitsu ou a filosofia da luta em si, mas nunca mostra o que realmente acontece nos tatatmes. Um exemplo disso, está num incidente que ocorreu ontem mesmo, ante de começarem as lutas da Trial, faltou luz por mais de 2h! Eu já vi sair pancadarias generalizadas (com mortos e feridos) em partidas de futebol por muito menos que isso! Mas mesmo assim, para a imprensa os violentos e brutamontes são os Jiu-Jiteiros, que mesmo com tudo que aconteceu ontem, mantiveram o espírito de competição e esportividade e, nada proporcionaram em termos de violência e marginalidade, muito diferente do que acontece nos eventos dos esportes "queridinhos" do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário