Hoje eu participei do primeiro módulo de um curso de Defesa Pessoal a qual estou participando.
Aprendi várias técnicas simples e muito eficientes sobre Defesa Pessoal que se aplicam tanto a situações do
dia a dia quanto a prática do Jiu-Jitsu.
Releva salientar, por oportuno, que a natureza do Jiu-Jitsu quanto Arte Marcial tem como base em sua origem a defesa pessoal ou a defesa impessoal.
A defesa pessoal serve para garantir a sua própria integridade física em uma situação de risco eminente, e a defesa impessoal é quando você garante a integridade física de terceiros (algum amigo, parente ou pessoa querida que esteja sendo ameaçada ou esteja em perigo).
Dentre as coisas importantes que aprendi, estão dicas de como se "comportar" na rua , de modo a garantir sua segurança e previnir possíveis situações de riscos, tais como:
1. Mantenha uma distância de segurança de pelo menos 30m. Claro, isso só deverá ser feito quando possível, um exemplo, é quando você estiver andando sozinha em rua deserta, é bom manter a distância de pessoas que estiverem na rua que você não conheça, pois pode sse tratar de um assaltante, maníaco, estuproador ou qualquer coisa do gênero.
2. Ao andar pela calçada, sempre que possível se mantenha no meio da mesma, evitando estar colado na parede (pois vc pode ser arrastada para dentro de algum lugar, abordada por alguem que esteja escondido em muro ou beco, ou ainda pode ser prensada na parede por algum marginal), e também evitando andar junto ao meio-fio, pois é comum assaltantes abordarem a sua vítima de carro, moto, ou bicicleta.
3. Sempre que for possível, procure andar contra o fluxo de veículos da rua, justamente para evitar que caso um marginal faça uma abordagem não tenha como (ou encontre dificuldade) te perseguir de carro ou outro veículo motor.
4. Uma dica importante, principalmente para as mulheres, é quando você carregar alguma bolsa exite deixa-la do lado que for virado para a rua, por exmplo: se você está com o seu braço direito virado para a rua, coloque a sua bolsa do lado esquerdo, pois isso inibirá que marginais ao passarem de bicicleta arranquem por meio de um puxão a sua bolsa, fazendo com que você se machuque ao levar uma possível queda.
5. Ao parar na rua para conversar com alguem, procure ficar com as costas resguardadas (viradas para um muro, por exemplo), de modo que você tenha um campo de visão periférica livre (aproximadamente 180º).
Além das dicas sobre comportamento em público, também tive dicas de defesa em embate corpo a corpo, dentre elas ataques a pontos de pressão sensíveis espalhados pelo corpo, ao todo são mais de 400 pontos de pressão, mas no curso aprendemos apenas 5, sendo localizados 1 no esterno, 1 na clavícula, 1 no maxila inferior, 1 atrá da orelha e 1 na região do buço. Queria muito ter algumas figuras ilustrativas que me possibilitassem ensiná-la aqui, mas vou providenciar algum pode de poder explicar como aplicar os ponto de pressão e o postarei aqui.
Também foi ensinado hoje no curso, técnicas de queda similares ao do Jiu-Jitsu e ao Judô mas com a diferença de que ao invés de bater a mão no chão para amortecer a queda, procura-se manter os braços dobrados e junto a corpo, tanto para uma defesa de um possivel ataque no solo, quanto para proteger os braços ao cair no chão.
Quanto as técnicas de rolamento, estas são praticamente identicas as do Jiu-Jitsu, o que varia é a forma de se levantar, que usa a técnica e postura da Capoeira.
Sobre a defesa de estrangulamentos, chaves ou imobilizações em pé, foram passadas várias técnicas novas e outras já conhecidas dos treinos de Jiu-Jitsu; como não tenho como descrever todos os movimentos devido a enorme gama de detalhes, eis abaixo um vídeo (não didático) com a demonstração de varios golpes utilizados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário